segunda-feira, 12 de março de 2007

“Ó Paí, Ó” será lançado nesta quarta-feira (14)

Na Concha Acústica do TCA.
E com direito a show de Caetano Veloso. Assim como foi no ensaio e no trio elétrico, que divulgaram o filme e sua trilha sonora para baiano e turista ouvir.

O filme é uma adaptação da peça homônima do Bando de Teatro Olodum e faz, numa linguagem cômica, “uma rasura na superfície de uma reordenação urbanística do Pelourinho que violentou territorialidades negras em tentativas vãs de embranquecimento cultural e de desafricanização dos espaços públicos de Salvador”, conforme sinopse do filme.

O roteiro adaptado e direção é da baiana Monique Gardenberg, a mesma que escreveu e dirigiu Jenipapo (em 1966, sendo este seu primeiro filme) e o drama Benjamim (2002), este último baseado no livro de Chico Buarque, do qual foi diretora.

Em seu elenco, além de atores do Bando de Teatro Olodum, do qual o protagonista do filme, Lázaro Ramos, já fez parte, tem-se atores famosos como Stênio Garcia, Wagner Moura e Dira Paes.

Agora, como ainda não vi o filme, posso falar da trilha sonora, que já pode ser ouvida no site oficial do filme (http://www.opaio.com.br/). Traz Paul Simon cantando I miss her e Edson Gomes cantando Lili, sucessos da década de 90, e mais: Gerônimo (É D’Oxum), Caetano, e um pout-pourri de Ralé (Timbalada) e Protesto do Olodum,nas vozes de Tatau, Daniela Mercury, Margareth Menezes. Para quem curtiu esses hits em muitos carnavais, vale a pena ouvir.

A peça que inspirou o filme está em cartaz no teatro Vila Velha (Campo Grande) até o dia 24/03. O filme entrará em cartaz no cinema no dia 30 deste mês.

Nenhum comentário: